personagens



Dante, metade humano, metade demónio, é um dos filhos do cavaleiro negro Sparda.
Dante é bastante descontraído, calmo (mesmo quando tem uma espada em frente ao nariz) e sempre pronto para se divertir. Ele gere uma loja chamada Devil May Cry, que só aceita casos especiais.  Durante a sua infância, a sua família foi atacada por demónios causando a morte da mãe e o desaparecimento do irmão Vergil, sendo também a causa provalvel da sua personalidade e do facto de se ter tornado num caçador de demónios.
Dante, tendo aberto uma loja, ainda sem nome, é convidado por Arkham para um duelo no Temen-ni-gru. Dante sobe até ao topo, onde enfrenta Vergil.Depois de derrotado, Dante descobre o seu verdadeiro poder de demónio. Nessa torre ele conhece Lady, uma caçadora de demónios com uma missão: eliminar todos os demónios da face da Terra. Lady é o nome que ele lhe dá quando esta se recusa a dizer como se chama. Dante continua a sua jornada para encontrar Vergil, derrotantdo vários dos gatekeepers, colocados por Sparda no Temen-ni-gru. Depois de um novo confronto com Vergil, o portão para o mundo demoníaco abre-se e Dante tem agora uma nova missão, parar Arkham, pai de Lady. Esta, decidida que tudo deve terminar pela sua mão, tenta impedir Dante, mas acaba por o ajudar, emprestando-lhe a sua arma. Durante o confronto com Arkham, Vergil e Dante combatem lado a lado, derrotando-o e entrando para o mundo demoníaco. Depois do confronto final, Dante regressa ao mundo humano, onde se reune com Lady. Após o ver a chorar, Lady diz que um demónio pode chorar quando perde alguém querido, dando assim a Dante, um nome para a sua loja. Devil May Cry.
Após a abertura da loja, Dante é atacado por uma mulher que misteriosamente se parece com a sua mãe Trish. Esta contrata-o para a ajudar a impedir Mundus de regressar ao mundo humano. Ela guia-o para a Ilha Mallet, um dos portões para o mundo demoníaco. Dante precorre a Ilha e o seu castelo, para impedir Mundus. Ele confronta-se com Nelo Angelo, que mais tarde revela-se como sendo o seu irmão, Vergil. Nelo Angelo após derrotado desaparece, deixando para trás a sua metade do amuleto perfeito, que Dante usa, juntamente com a Force Edge e a sua metade para abrir o portão para o mundo demoníaco, com objectivo de parar Mundus. Uma vez no submundo, Dante é traído por Trish, e acaba por lhe salvar a vida. Ele só faz isso por que esta se parece com a sua mãe, fisicamente, mas que não passa de um demónio. Mais tarde, quando encontra Mundus ele tem Trish como refém, montando outra aramdilha. Mas Trish, impede que Dante seja atacado por Mundus, metendo-se no caminho dele. Dante deixa-lhe a espada Sparda e o amuleto perfeiro, junto do seu corpo inconsiente, partindo para completar o seu objectivo. Depois de vários combates com Mundus, Trish reaparece e empresta-lhe o seu poder. Após a derrota do senhor da escuridão, Trish tenta pedir desculpa e começa a chorar, Dante diz-lhe que só os humanos conseguem chorar, e sendo assim, já não é só um demónio. Juntos escapam da Ilha num avião e tornam-se parceiros. Eles começam a trabalhar numa loja com um novo nome Devils Never Cry.
Lady encontra-se com Trish e Dante na Devil May Cry, para pedir ajuda a Dante relativamente à Order of the Sword. Dante aceita e parte para o trabalho, enquanto Trish se disfarça e infiltra na ordem. Dante mata o líder desta ordem, duante uma missa. A ordem fica num alvoroço, e mandam Nero combater contra ele. Dante, continua o seu caminho, após defrontar Nero, com o objectivo de selar os três portões demoníacos. Após a tarefa realizada, ele confronta Sanctus. Não o conseguindo derrotar, passa o trabalho a Nero. Quando a ordem está acabada, e sem correr o risco de ter um inferno de demónios à solta, Trish e Dante regressam à Devil May Cry onde recebem o pagamento de Lady. Recebem um telefonema e os três voltam ao negócio.
Lucia convida Dante para a Ilha Dumary, com a intenção de este a ajudar a derrotar um magnata poderoso, Arius, que tem a intenção de dominar o mundo.  Após derrotarem Arius, Dante usa uma moeda para tomar a decisão de quem entra no portal. Uma vez que sai caras, ele entra, deixando a moeda a Lucia. Ela acaba por se aperceber que a modea só tem caras, enquanto espera que Dante regresse do mundo demoníaco. Se Dante regressa ou não, é um mistério.
O irmão gémeo de Dante. Apesar de serem gémeos, a personalidade de Vergil é completamente o oposto da de Dante. Vergil é calmo, descontraído e reservado. Ele não usa armas de fogo, pois acha que não são as armas de um verdadeiro guerreiro. Vergil, ao contrário de Dante, decide abraçar a sua herança demoníaca e identidade fria do seu pai. Ele procura ganhar poder, provalvelmente para compensar o facto de não ter conseguido proteger a sua mãe de um ataque demoníaco.    

Vergil, com a ajuda de Arkham, tenta erguer de novo o  Temen-ni-gru, um portal para o mundo demoníaco. Para quebrar o feitiço de Sparda, Vergil precisa da espada de Sparda, do seu sangue e das duas metades do amuleto perfeito, deixado a si e ao seu irmão por Eva. Após obter a metade do irmão e de Arkham abrir o último selo, Vergil combate contra novamente Dante e é traído por Arkham. Depois, juntamente com Dante, derrota Arkham e entra para o mundo demoníaco. Aí, decide ficar no mundo demoníaco, enquanto Dante regressa ao mundo humano.
Vergil combate contra o princípe da escuridão, pelo qual é corrompido, e se torna Nelo Angelo, no entanto conservando a sua metade do amuleto. Após três batalhas contra Dante, sem este reconhecer a sua verdadeira identidade, é derrotado e deixa a metade amuleto para trás, com o qual Dante abre o portal para o mundo demoníaco.
Os seus pais deixaram a Vergil, a Yamato e metade do amuleto perfeito, aos quais tem "carinho", apesar da sua personalidade fria.
Nero é um dos cavaleiros da Order of the Sword, uma ordem religiosa que adora Sparda. Ele é um orfão criado por Creedo e Kirye, na cidade de Fortuna. Não se sabe ao certo quem são os seus pais, mas Sanctus, o líder da Ordem, refere-se a ele múltiplas vezes como um descendente com o sangue de Sparda. Ele possuiu um braço amaldiçoado por um demónio que lhe permite aumentar a sua força e puxar os inimigos para perto de si.
Ele é um dos cavaleiros da Order of the Sowrd, mas só se juntou à Ordem, porque Kirye, o seu interesse amoroso, é irmã de um dos fundadores, Creedo. Após combater contra Dante, Nero tem a ingrata tarefa de o perseguir, após este ter assassinado o líder da Ordem, Sanctus. Após que descobir que muitos dos guardas que Dante matou na catedral são demónios, enquanto persegue Dante, Nero tenta descobrir as verdadeiras intenções da ordem.No seu caminho entra no laboratório de Agnus, e é capaz de unir a Yamato sozinho, que lhe permite activar o seu lado demoníaco. Ele descobre que Creedo também é um demónio, e que a Ordem está a tentar erguer uma estátua do salvador, usando Kirye para o seu núcleo. Ele é depois absorvido pela estátua, sendo capaz de a derrotar por dentro, salvando Kirye. Ele recebe a Yamato como presente de Dante, e luta contra os restantes demónios que ainda vagueiam pela cidade em ruínas.
Lady, de nome original Mary, é uma humana caçadora de demonios, tal como Dante. Ela também é descendente da mortal cujo sangue foi sacrificado por Sparda, para conter o poder do Temen-ni-gru.
O seu nome original, Mary, foi-lhe dado pelo seu pai, Arkham, mas esta abdica do mesmo, quando o seu pai mata a sua mãe. O nome Lady é lhe dado por Dante, quando esta se recusa a dizer o seu verdadeiro nome. Os seus olhos são de cores diferentes, tal como o pai. Ela chega ao Temen-ni-gru, com intenção de impedir Arkham. Quando ela finalmente o encontra, ele está inconsiente no chão, após ter sido atacado por Vergil. Ele depois diz-lhe, que matou a sua mulher e outras pessoas inocentes, sobre a influência de Vergil. Lady, pensando que o que ele diz é verdade, deixa-o e parte à procura de Vergil. Quando o encontra, combate brevemente contra ele, até que Jester aparece, e revela ser Arkham. Contando que o seu plano era guiá-los aos três (Vergil, Dante e Vergil) para aquele local, enfranquecendo-os, mas mantendo-os vivos no entanto. Após descoberto o plano, Arkham apunhala Lady com a sua arma, Kalina Ann, para abrir o portal para o reino demoníaco. Lady continua a sua busca para encontra Arkham, mas é impedida por Dante, que depois a ajuda a conseguir o seu objectivo. Lady, encontra Arkham ferido após uma batalha com os gémeos, e mata-o, pensando que não iria chorar de seguida. Ela volta para a cidade em ruínas, e elimina os restantes demónios com a ajuda de Dante, regressado do mundo demoníaco. Quando o vê chorar, ela diz-lhe que poderá haver um demónio que chore quando perde um ente querido, dando-lhe assim um nome para a loja: Devil May Cry.
Lady faz frenquente apostas com Dante, e ganha sempre. Assim, consegue que ele a ajude em alguns trabalhos.
No quarto jogo, ela encontra-se na Devil May Cry, a pedir que Dante e Trish se encarreguem da Order of the Sword, que lhe tem andado a arruinar alguns dos seus trabalhos. Depois da Order ter sido eliminada, a Devil May Cry recebe um telefonema, e os três (Dante, Trish e Lady) partem para mais uma missão.
Trish é um demónio criado por Mundus, para enganar Dante, mas acabar por desenvolver sentimentos por ele, e junta-se ao filho de Sparda. 
Ela parece-se exactamente com Eva, a mãe de Dante. Ela conheçe Dante, quanto entra na Devil May Cry e o ataca, com choques eléctricos. Depois do atacar, contrata-o para a ajudar a derrotar Mundus. Na Ilha de Mallet, depois de ter tentado matar Dante, este salva-a, fazendo com que ela simpatize com ele.Após a ter salvo, Dante explica que só a salvou por que se parece fisicamento com a mãe dele, mas que na realidade, não passa de um demónio. Mais tarde, Trish defende Dante de um ataque de Mundus, que lhe é fatal. Dante deixa-lhe o amuleto perfeito e a espada Sparda como lápide. Quando Dante está a combater com Mundus, ela regressa e empresta-lhe o seu poder. Quando tenta pedir desculpa começa a chorar, e Dante para a confortar diz que só os humanos têm a capacidade de chorar. Saiem juntos da Ilha, e Trish torna-se parceira de Dante.
Mais tarde, Trish decide trabalhar sozinha durante um bocado, pedindo ocasionalmente ajuda a Dante. Trish eventualmente volta a trabalhar com Dante.
Durante um curto período de tempo, Trish disfarça-se de Gloria, uma Executiva dos Holy Knights (cavaleiros sagrados) para poder espiar a Order of the Sword (ordem da espada). Ela leva a espda Sparda até Sanctus, o que a permite ascender. Por causa do seu aspecto, e promoção rápida, muitos dos outros membros suspeitam dela, mas reconhecem as suas habilidades acrobáticas e de combate.
Lucia, pretence ao clã chamado Vie de Marii, tal como a sua mãe. Ela descobre que não é humana, mas sim um demónio criado por Arius.
Lucia convida Dante para a Ilha de Damary, para que Matier, a sua mãe, possa pedir a sua ajuda para derrotar um magnata multi milionário Arius. Lucia, depois descobre que não é uma descendente dos Vie de Marii, mas sim um demónio criado por Arius. Ela descobre isto, quando o confronta. Ela mais tarde é capturada por Arius sendo mais tarde salva por Dante. Quando este parte para o mundo demoníaco, deixa-lhe a moeda que usa para tomar decisões e Lucia confronta Arius uma última vez e vence. Mais tarde, dirige-se para o escritório de Dante onde espera por ele, atirando a moeda continuamente. Ela ouve uma mot ana rua e apressa-se para ver se é Dante.
KyrieKyrie nasceu e foi criada na cidade de Fortuna, e ainda aí reside com o seu irmão Credo, um dos fundadores da Order of The Sword. Ela é a cantora principal no festival da cidade, e uma amiga de infância de Nero. O amor dos dois já é antigo, mas tem um papel importante na história do quarto jogo. Kyrie é usada como núcleo do salvador, inicialmente, planeado para ser Dante. Nero salva Kyrie, e derrota o salvador.

CredoCredo é um dos membros fundadores da Order of the Sword, e o irmão de Kirye.  Ele é o supremo general dos cavaleiros sagrados da cidade de Fortuna, uma posição que ocupa graças ao seu talento com a espada e profunda lealdade com a Ordem. Ele trata Nero como se fosse família, mas não confia nele nem nas suas capacidades. É revelado que ele é um demónio, que assume a forma de anjo, e obriga Nero a combater contra ele. Apesar da sua lealdade, ele trai Sanctus quando este usa a sua irmã no slavador e aprisiona Nero. Sanctus acaba por o matar com a Yamato. O seu último pedido, salvar a Kirye e o Nero, foi feito a Dante, que o cumpriu.
Sanctus
Sanctus é o lider da Order of the Sword, supostamente assassinado por Dante, numa catedral durante a realização de uma missa. Mais tarde é ressucitado durante a cerimónia da Ascenção.  Ele planeava usar Dante como o núcleo do Salvador, e usar a Yamato para abrir os portões do inferno para o atrair até Fortuna. Ele tenta convencer Nero a deixar-se ser absorvido apra o núcleo, mas consegue absorvê-lo de qualquer das maneiras. Quando está a tentar reerguer o salvador, ele é traído por Credo, que considera o facto de usar Kirye, é também uma traição. Sanctus assasina Credo e continua a cerimónia. Quando Dante destrói um portão do inferno com a Yamato, Sancuts aparece-lhe na forma de Alto Angelo, revelando, depois, que não passa de uma armadura vazia.  Mais tarde, assume a forma de Sanctus Diabolica, no coração do Salvador. Nero derrota Sanctus nesta forma, salvando Kirye.
Eva
Nao se sabe muito sobre ela. Eva é a mulher humana de Sparda, e mãe dos gémeos Dante e Vergil. Sparda deu-lhe o amuleto perfeito, que mais tarde divide em dois e dá aos seus filhos como prenda de anos. 
 Ela foi assassinada num ataque de demónios enviado por Mundus, enquanto protegia os gémeos. A sua morte, poderá ser o facto que moldou a personalidade dos seus filhos.

Agnus
Agnus é o chefe da pesquisa tecnológica e alquimista dos Cavaleiros Sagrados. Ele cria todas as armas para a Ordem, incluindo a de Credo e de Nero. Ele é viciado em trabalho, saindo raramente do seu laboratório. Ele é meio gago, o que faz com que às vezes começe a gritar. Ele criou os Bianco Angelos, a partir da armadura de um anjo negro. Ele foi usado por Sanctus para raptar Kirye, e mais tarde abrir o verdadeiro portão do Inferno com a Yamato. Quando Dante vem reclamar a espada, antes da batalha fazem uma espécie de peça de teatro. No final, Agnus queria saber porque é que era um demónio inferior a Dante, ao que este diz que os demónios não possuem uma coisa que os humanos sim, e depois dispara contra a pesquisa de Agnus. Ele entra em pânico e é morto por Dante. A sua forma demoníaca assemelha-se a um insecto de um só olho.
Sparda
Sparda era um dos cavaleiros do emperador das trevas Mundus, mas revoltou-se, para o bem do mundo humano, derrotando o imperador e os eu exército sozinho, fechando as entradas para o reino deoníaco. Para fechar um dos portões, o Temen-ni-gru, sacrificou o seu sangue, o de uma mulher mortal e usou o amuleto perfeito. Os seus poderes ficaram presos no outro lado, só podendo aceder a eles usando o amuleto perfeito, mas temporariamente. Após derrotar o senhor das trevas, governou o mundo dos humanos, desaparecendo pouco depois. Também é dito que antes de desaparecer, teve dois parendizes, Baal e Amosdeus. No século 20, reapareceu e apaixonou-se por uma mulher humana, Eva, com quem teve dois gémeos. Ele viveu durante algum tempo com a familia, desparecendo mais tarde. Alguns acreditam que morreu, mas Dante pensa que ele passou para outro reino.
Arkham
Arkham é o pai de Lady, sendo um sujeito calado e obececado em tornar-se no Demónio. A sua cara tem chamas marcadas, que se mexem, indicando o seu perfil de demónio incompleto e olhos de cores diferentes. Arkham já foi humano, mas tornou-se num demónio, depois de sacrificar a sua mulher para o fazer. Ele é um homem frio que tem um desejo: unir de novo o mundo demoníaco com o humano através do Temen-ni-gru.  Arkham conseguiu guiar Lady, Dante e Vergil ao centro de controlo para abrir  o selo final, cansando-os para não darem luta. Para atrair Dante, Arkham usou o seu alter-ego, Jester, um residente da torre, gozando com ele e guiando-o. O seu objectivo é completado, conseguindo obter o poder de Sparda, tomando a sua forma. No entanto, assume a forma de uma bolha, quando o poder precorre o seu corpo. Esta forma não é assumida devido à obtenção do poder de Sparda, mas sim à maldade que corre no coração de Arkham. Após assumir esta forma, ele combate com os gémeos Dante e Vergil, perdendo e regressando ao mundo dos humanos, onde é morto por Lady. 
Arius
Arius é um homem de negócios bastante rico, que tem uma companhia internacional chamada Uroboros. Ele deseja encontrar a legendária Arcana, uma artefacto antigo, que lhe permitirá controlar Argosax, um poderoso demónio que lhe permitirá controlar o mundo. Ele é um humano, mas também é um feitiçeiro, o que lhe permite controlar magia antiga. Ele é morto por Lucia.
Mundus
Mundus é o imperador do mundo demoníaco. Há dois mil anos, um dos seus generais, Sparda, revoltou-se contra ele e derrotou-o, mandando-o de volta para o mundo demoníaco. Ele encontra Vergil, um dos filhos de Sparda, no mundo demoníaco, e após uma batalha, transforma-o no Nelo Angelo. Mais tarde, ele cria Trish à imagem da mulher de Sparda, Eva, e envia-a para enganar Dante, o outro filho de Sparda. Dante, não suspeita e vai para a ilha de Mallet, local onde Mundus era adorado. Dante, depois de encontrar Mundus e descobrir o seu plano, é capaz de o derrotar, enviando-o novamente, tal como o seu pai, para o mundo demoníaco.